Trabalho60+
e-mail: senha:
Trabalho60+
                           
EVENTO

Roda de conversa “Diálogos da Maturidade”

Há maturidade psíquica quando o individuo se percebe de maneira diferenciada e realista; isto é, quando não recorre à defesa. Este indivíduo assume a responsabilidade de sua individualidade (reconhece que é diferen-te dos outros e se comporta de acordo com isso); tem coragem para suas convicções; avalia de modo autônomo, baseando-se nos dados de sua pró-pria observação e somente modifica suas concepções em presença de novos dados; trata seus semelhantes como seres individuais, diferentes dele pró-prio, e experimenta um sentimento positivo tanto em face de si mesmo quanto em face do outro. (ROGERS e KINGET 1977, p. 174)

A roda de conversa “Diálogos da Maturidade” pretende oferecer, para as pessoas com mais de sessenta anos, algumas oportunidades para reflexão sobre reconhecimento de suas diferenças e as possibilidades de se relacionar melhor com as individualidades outras que encontra no seu caminho.

Individualidade é um conceito de “qualidade do indivíduo”, enquanto indi-vidualismo é o conceito de “doença psíquica e social”. No individualismo as pessoas procuram desenvolver defesas pessoais baseadas na agressão ao outro que sempre é um inimigo a ser vencido, posto que é diferente. Na maturidade psíquica se procura o desenvolvimento de uma individualidade que reconheça o direito do outro em ser diferente, e, principalmente o direito individual à autonomia, às próprias convicções, ao próprio jeito de ser. A liberdade de ser sem ter que se defender dos outros quanto aos conceitos pessoais de vida. Sem uma ação invasiva da privacidade de cada participante, o grupo se desenvolve na somatória das experiências diversas, a partir dos relatos individuais espontâneos, proporcionando a possibilidade de contribuições para um crescimento individual ao longo dos encontros.

“Diálogos da Maturidade” é um grupo restrito às pessoas de tenham vivido mais de sessenta anos e que queiram viver melhor os próximos vinte ou trinta anos que veem pela frente. Pretende ajudar as pessoas no desenvolvimento de projetos pessoais para uma vida plena.

Atividade gratuita: quintas-feiras das 16 às 18 h.

www.niss.net.br